As Cartas às 7 Igrejas — Tiatira

  • 03/05/2024
As Cartas às 7 Igrejas — Tiatira
As Cartas às 7 Igrejas — Tiatira (Foto: Reprodução)

Tiatira

Tiatira é a tradução do grego θυατειρα que significa “odor de aflição” STRONG (g2363), e era uma colônia de gregos da Macedônia, situada entre Sardes e Pérgamo, sobre o rio Lico; seus habitantes ganhavam a vida pelo comércio e pela arte da tintura em púrpura.

A apresentação de Cristo

A apresentação de Cristo para essa igreja é imponente, pois Ele se apresenta como aquele que tem os olhos como chama de fogo, se referindo à capacidade de sondar as mentes e os corações (Ap 2:23), demonstrando a plena onisciência do filho de Deus e indicando sua autoridade para julgar as más obras!

— Ao anjo da igreja em Tiatira escreva: “Estas coisas diz o Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo e os pés semelhantes ao bronze polido. (Apocalipse 2:18, NAA, grifo nosso)

Na primeira visão, João viu aquele que “os olhos eram como chama de fogo” Ap 1:14) e “os seus pés eram semelhantes ao bronze polido, como que refinado numa fornalha” (Ap 1:15). Observe que esse é o mesmo cavaleiro que “os seus olhos são como chama de fogo” (Ap 19:12) e no tempo do fim, faz guerra contra a besta e o falso profeta!

Esse é Jesus, que estava se dirigindo à igreja em Tiatira para repreendê-la por suas falhas e alertá-la das consequências de tolerar os pecados na congregação.

Os pontos principais

Cristo observava as obras, o amor, a fé, o serviço, a perseverança daquela igreja e reconhecia que ali havia mais intensidade que no início (Ap 2:19), no entanto, isso não foi suficiente para isentá-la de culpa diante de uma situação abominável que estava ocorrendo; uma mulher chamada simbolicamente pelo nome de Jezabel, que declarava ser uma profetisa e passou a ensinar na congregação. Seus ensinos levaram os servos de Deus a praticarem a prostituição e a comer coisas sacrificadas aos ídolos (Ap 2:20), por isso, essa igreja foi duramente repreendida por Jesus, pois ao invés de confrontá-la, estavam tolerando-a ensinar as profundezas de Satanás (Ap 2:24) e até dando autoridade para que continuasse nesse ministério diabólico levando muitos à queda!

A imoralidade sexual e a idolatria são extremamente danosas para a vida espiritual, por isso sempre foram parte das principais doutrinas que Satanás procura inserir dentre o povo de Deus. Clique nos links a seguir para saber mais detalhes: Quem foram os Nicolaítas? — e o tópico “A doutrina de Balaão” no artigo sobre a Igreja de Pérgamo.

Quem foi Jezabel?

No Apocalipse tratava-se de uma falsa profetisa imoral que ensinava e seduzia os servos de Deus a praticar prostituição e comer coisas sacrificadas aos ídolos. Aqui Jezabel foi citada por Jesus Cristo em referência a outra personagem do Antigo Testamento, esposa do rei Acabe (1Reis 16:31). Ela foi a principal responsável pela introdução do culto a Baal no reino de Israel durante o período dos reis e devido à sua forte idolatria, Acabe fez um poste da deusa Aserá, um altar e edificou um templo a Baal em Samaria (1Rs 16:32,33).

Durante seu reinado, Acabe permitiu que Jezabel perseguisse e exterminasse os profetas do Senhor (1Rs 18:4) além de permitir que fossem sustentados por ela os 450 profetas de Baal e os 400 profetas de Aserá (1Rs 18:19). Assim, sob a inércia e conivência de seu marido, Jezabel exterminava os profetas do Senhor (1Rs 18:4,13) e ameaçou até mesmo matar o profeta Elias (1Rs 19:1,2)! Na verdade, a falsa profetisa é uma feiticeira (cf. 2Rs 9:22)!

A omissão pastoral

A falta de liderança familiar e firmeza espiritual de Acabe fez com que ele fosse dominado pelas más influências de sua esposa perversa, por isso, a Bíblia deixa o seguinte testemunho sobre a vergonhosa situação dominante dessa mulher sobre seu marido:

“Nunca houve ninguém igual a Acabe, que se vendeu para fazer o que era mau aos olhos do SENHOR, porque Jezabel, sua esposa, o instigava.” (1 Reis 21:25, NAA, grifo nosso)

Diante disso, Jezabel torna-se um símbolo do movimento feminista que avança dentro das Igrejas, seduzindo de forma sutil àqueles que preferem evitar a fadiga de confrontar o pecado, e desejam agradar a tudo e a todos, ignorando os princípios bíblicos, porém, um dia terão que prestar contas diante do Senhor!

Para chegar ao ponto de o próprio Jesus ter de repreender pessoalmente aquela igreja, já pensou quantos profetas devem ter sido silenciados por ela em Tiatira?

Da mesma forma que ocorreu na omissão de Acabe para com sua esposa, a falta de liderança na igreja, acabou permitindo que outra “Jezabel” exercesse influência na congregação, a ponto de levar muitos à idolatria e à imoralidade sexual; por isso, é importante que as igrejas estejam atentas para rejeitar (e não tolerar) outra nova “Jezabel” ou outro “Balaão”.

A sentença contra essa “Jezabel”

Jesus havia dado tempo para que se arrependesse, porém, ela não quis se arrepender da sua imoralidade (Ap 2:21), por isso, Ele dá a sentença de que mataria seus filhos (provavelmente uma alusão aos seguidores de sua doutrina maligna). Além disso, ela ficaria acamada e se não se arrependessem, todos os que adulteravam com ela passariam por uma grande tribulação para servir de testemunho a todas as igrejas de que o juízo de Cristo foi feito contra aquela Jezabel (Ap 2:22,23).

Um remanescente fiel

Apesar das repreensões, o Senhor Jesus deixa claro que estava contente com um pequeno grupo de irmãos e os estimula a permanecerem fiéis a Deus até a sua vinda (Ap 2:24-25). Isso pode indicar que, de alguma forma, essa carta à Tiatira, bem como as demais, possuem um sentido imediato e outro atemporal.

As grandes promessas aos fiéis

Jesus promete que aqueles que permanecerem fiéis até o fim (ou seja, até a sua vinda, cf. Ap 2:25), receberão autoridade para governar as nações e desfazendo todo tipo de injustiça e corrupção (Ap 2:26-29). Os vencedores serão herdeiros de Deus (Ap 21:7; Rm 8:7; Tg 2:5), e serão reis e sacerdotes (Ap 1:6; 5:10; 20:4).

“E ao que vencer e guardar as minhas obras até ao fim, a ele eu darei poder sobre as nações” (Apocalipse 2:26, BKJ, grifo nosso)

“O reino, o domínio e a majestade dos reinos debaixo de todo o céu serão dados ao povo dos santos do Altíssimo. O seu reino será um reino eterno e todos os domínios o servirão e lhe obedecerão” (Daniel 7:27, NAA, grifo nosso)

Bibliografia

BÍBLIA SAGRADA. Bíblia Sagrada. Tradução de João Ferreira de Almeida. 3ª ed. (Nova Almeida Atualizada). ed. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

HOLMAN. Bíblia de Estudo King James 1611 - Estudo Holman. 4. ed. Niterói, RJ: bvbooks, 2021.

STRONG, J. Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2002.

 

Felipe Morais é servo temente ao Senhor, e atua como pastor na Igreja Batista do Reino. Pós-graduado em Teologia, é um biblicista apaixonado pelas Escrituras. Comentarista, escritor e cronologista bíblico, atua como professor no YouTube pelos canais Curso Bíblico Online e Devocional Bíblico Online.

* O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: As Cartas às 7 Igrejas — Pérgamo

FONTE: http://guiame.com.br/colunistas/felipe-morais/cartas-7-igrejas-tiatira.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. Haja Colírio

Guilherme e Benuto

top2
2. Leão - Decretos Reais

Marília Mendonça

top3
3. Termina Comigo Antes

Gusttavo Lima

top4
4. CORAÇÃO CIGANO

Luan Santana

top5
5. Te Amo Demais

Marília Mendonça

Anunciantes